sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Depressão pós bariatrica

Olá pessoas!!!!

Vai mais uma comparação de fotos minha:

 






Tenho vários assuntos pra falar hoje!!!




O 1º é sobre meu feriado (02/11) que não trabalhei, fui pra casa da minha amiga Tiffany, fizemos um churras e de noite (só pra variar meus programas de novo) fomos pro cinema assistir Premonição 5, que filme Lazarë#$#%$...
Cada cena eu quase me cagava pra saber se a pessoa morreria ou não e como.....
É um filme que indico!!!


Aí quinta e sexta passaram rapidão no serv. agora só alegria pro FDS.




O 2º assunto é sobre um comentario da Carla, que me pediu contatos do Dr. Marcos Becker.
Ele atende na Unigastro (http://www.unigastrocampinas.com.br/).
Rua 14 Bis, 71 | Castelo (ampinas-SP) Fone: 19 3241.8866


De 3º assunto tenho um email que recebí e que preciso de ajuda pra ajudar uma pessoa.
O Email foi da Fernanda, que mora em Diadema (SP), e quer saber sobre indicações de médicos para Bariatrica em Diadema ou na Capital.

Infelismente eu não conheço nenhum, mas, eu gostaria muito de ajudar. Alguém conhece????
Se minhas amigas blogueiras de plantão puderem publicar no blog para conseguirmos ajuda-la, tenho certeza que ela ficará muito felíz!!!!

E o 4º assunto e mais chato pra mim é sobre as pessoas que de forma emocional não tem sucesso na bariátrica.
A empresa que eu trabalho é grande e não da pra termos amizade com todo mundo logo de inicio pq é muita gente. 
Tem uma moça que trabalha lá até semana passada, ela chama Wanessa, eu tive poucas oportunidades de conversar com ela, mas ,logo nos primeiros dias fiquei sabendo que ela tbm tem bariátrica e a cerca de 6 meses (mesmo tempo que eu).
Na segunda feira, recebí a noticia de que ela pediu desligamento da empresa devido a uma depressão muito intensa que ela está passando.
Aí surgiram vários comentários. O principal deles é que a depressão veio por causa da cirurgia, e que varias vezes no começo ela teve arrependimento da cirurgia, ou seja, que não foi exatamente uma coisa maravilhosa na vida dela igual foi pra mim

Achei na internet varias matérias falando sobre depressão pós bariatrica, mas, uma em especial me chamou muito a atenção: (http://www.jornaledicaodobrasil.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=241:alcoolismo-e-depressao-podem-surgir-apos-a-cirurgia-bariatrica&catid=34:demo-category&Itemid=78).

Se trata de um artigo que explica o quanto é importante estarmos conscientes do que vamos fazer.

Na materia diz que a cirurgia tem que ser para pacientes preparados física e emocionalmente.
Um trecho da matéria:
" Jader Ferreira chama atenção para uma questão: com o passar do tempo, alguns pacientes aprendem que comendo pequenas quantidades, mais vezes, eles conseguem burlar a cirurgia. Assim, voltam a ganhar peso. “Os pacientes com compulsão alimentar, se não acompanhados com psicólogos no pós-operatório, voltam a engordar”. O médico fi naliza lembrando que a cirurgia bariátrica não é um tratamento estético, mas um recurso terapêutico. “A indicação deve ser muito precisa, respeitando critérios como o IMC, avaliação e acompanhamento multidisciplinar, para que estejamos seguros do beneficio da cirurgia do ponto de vista médico”.
A Mudança principal deve estar na mente. A questão emocional tem papel decisivo no desencadeamento da obesidade. Da mesma forma, este fator é muito importante na cirurgia bariátrica, tanto no pré quanto no pós-operatório. Segundo a psicanalista Márcia Listgarten, na maioria dos casos de obesidade o que está em jogo não é a fome em seu sentido fi siológico. “O alimento assume o caráter de objeto compensatório e toma a dimensão de uma compulsão alimentar. O paciente come sem o objetivo de saciar a fome, mas sim para atender seus anseios emocionais”. Para a psicanalista, as consequências de enviar um paciente despreparado emocionalmente para esta cirurgia podem ser desastrosas, com aparecimento de alcoolismo, tabagismo, compulsão sexual, compulsão por compras, depressão, entre outros, além, é claro, da perpetuação do sentimento de fracasso nos casos em que o paciente volta a ganhar peso. “A possibilidade de o operado deslocar sua compulsão alimentar para uma outra forma de lidar com seus conflitos existe. Ela finaliza descrevendo de forma genérica como se caracteriza um paciente emocionalmente pronto para enfrentar essa cirurgia. “É fundamental que ele se desfaça da ideia equivocada de que o cirurgião vai libertá-lo do mal que o oprime. Esta é uma responsabilidade da qual o sujeito obeso não pode escapar. Cabe a ele estar completamente envolvido com as consequências impostas pela decisão de emagrecer através da cirurgia. Para aqueles que entregam o problema para o médico, atribuindo-lhe a responsabilidade pelo emagrecimento, as possibilidades de sucesso no pós-cirúrgico diminuem consideravelmente”.

Agora o meu comentário é o seuginte:
"Graças a Deus, eu não passei por nada disso, mas, as pessoas que esão passando por um momentos assim, tem que primeiro de tudo procurar ajuda de um profissional (melhor que seja um psicólogo), pois, é ele quem vai ajudar a colocar os pontos no lugar.
Acho que a maioria das pessoas tomam uma decisão muito importante na vida quando optam pela cirurgia, então, o maior passo ja foi dado nesse momento. O resto, temos que ser fortes e conseguir (com apoio) nos recuperar de uma compulsão, depressão, ou que quer que seja.

 
 




25 comentários:

  1. Oi querida, sinto muito pela moça que se deligou, mas as vezes não tem a ver com a cirurgia e sim com algo que aconteceu com ela ao mesmo tempo. É preciso auto conhecimento para fazer a cirurgia e ter muito cuidado depois. beijos

    ResponderExcluir
  2. OI AMIGA, fiz a cirurgia faz dois meses e meio perdi 17 kilos, mas já por várias vezes senti arrependimento,as vezes ficou tão nervosa que chego a me descontrolar.
    Engraçado durante o preparo estava super feliz animada. Sinto medo de morrer acho que vou ficar feia. Que bom que com voce foi diferente, Deus que te abençoe. Mas tenho ofé que vou ficar bem.

    ResponderExcluir
  3. Oie Raquel, a sua pneumo é a mesma que a minha! Ela foi um amor!! O exame foi realmente muito rapido!!! Ah e ela ja me deu a cartinha!! Ufa!!

    Bjs

    Gi

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel,td bem?Fiquei feliz por ter visitado meu blog e gostado..Agora só falta segui-lo!rs
    Ainda estou aprendendo a mexer nele..rsrsrs
    Então vc pediu indicação para sua amiga.Eu tenho do meu cirurgião,o Dr.Marcelo Rumi..Maravilhoso!Tenho duas amigas que operaram com ele..Infelizmente elas não tem blog.Mas estão ótimas.
    Eu já passei com ele,e ele me deixou mais decidida ainda..Me explicou tudo,me tirou dúvidas e algusn medos tb.Meu convênio é Unimed,o das minhas amigas Dix Saúde.Tem o site do qual ele participa:http://www.exgordo.com.br/ ,Vale a pena conferir!Tem matérias bem bacanas,tb!
    Se ela quiser passo o contato dele prá vcs..Ele fica no metrô São Judas.Espero ter ajudado de alguma forma!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MArcia... me chamo Tatiana e decida a fazer a cirurgia, mue plano Amil está me disponibilizando o medico dr MArcelo Rumi... o que vc tem a me dizer sobre ele?

      meu @ thatyramos_@hotmail.com

      Excluir
  5. Olá raquel por um acaso descobri seu blog...
    meu nome é Leticia e sou de Balneário Camboriú...fiz minha cirurgia 3 dias após a sua e por incrivel q pareça tinha o mesmo peso q o seu...adorei seu blog...a meus parabéns pq ser uma ex gordinha e passar por tudo oq passamos não é facil...um abraço..

    ResponderExcluir
  6. Oi Letícia!!!!

    Adorei vc ter visitado meu blog.... só que dsemorei quase um mes pra responder né... estão muito corrido os meus dias!!!!

    Muito legal as coincidencias mesmo...
    Temos que ser fortes mesmo!!!!

    Sempre que quiser participrar do blog esta convidada!!!
    BJUS!!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. olá querida, tenho 2 meses e meio d eoperada, e estou seriamente com problemas emocionais, eu perdi 18 kl, mas parece que nao da pra ver, eu olho quem já fez e parece que elas emagrecem tanto e eu nao, as vezes me descontrolo e como fora dos horarios depois vem a culpa e vumito tudo, nao consigo tomar tanta agua, e tenho medo de ficar doente, nao voltei com o psicologo nem psiquiatra, mas ja marquei nova consulta.. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fubara!

      Bom, vamos la... o 1º passo voce ja deu, que é um retorno com sua psicologa. Isso é muito importante. Não sei se é o caso, mas, se voce não senti confiança pra falar tudo pra ela, procura uma outra....

      Em um momento d aminha cirurgia me senti assim, mas, acho que não intensamente igual a voce... e, sabe o que me ajudou muito???
      FOTOS!
      Eu sempre gostei de tirar fotos e tenho bastante... Comecei a comparar... Eu fazia montagens onde colocava lado a lado o antes e depois... tenta fazer isso, voce vai ver como tem diferença...

      E outra coisa também, 18 kg ainda não é tudo. Pra 2 meses de operada está ótimo!
      Tenha calma.. quanto é total que vc quer/tem que perder???

      Vou esperar um comentário seu hen...

      Bjus!

      Excluir
  9. Oi.... fiz a cirurgia a 3 meses, perdi 25 kilos, sei que deveria estar muito feliz...mas as vezes não me reconheço mais, meu circulo de amizades mudou, não me relaciono com meus parentes...todos so querem comer e comer...isso me deixa triste, como lidou com esses sentimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!

      Tudo bem??

      Como é seu nome?
      Já li bastante sobre o que você está passando e você não precisa se desesperar...

      O nosso ciclo de amigos muda mesmo, falo isso porque, continuou com quase todas as mesmas amizades mas, tudo mudou, sabe porque? Porque nós mudamos...
      Mudamos pouco ao nossos olhos, mas, a realidade é que para quem convive conosco as mudanças são aparentes..

      Dou como exemplo eu mesmo, comecei a ser mais vaidosa, não muito mais, pq sempre fui, mas, as roupas começaram a ficar melhor, o cabelo mudou, e isso soa mudança demais pra quem esta junto... E, algumas pessoas acabam não se adaptando a nossa nova personagem...
      Mudamos as vezes nossa visão do nosso Eu, por exemplo, agora acho que EU POSSO mais, EU CONSIGO mais, EU QUERO mais......

      Será que não é o mesmo que está acontecendo com você?
      As vezes tenho meu momento “depre”, sou muito emotiva, choro muito....
      Mas, depois passa...

      Não sei qual a sua religião, ou se vc simplesmente acredita em Deus também, mas Ele me ajuda muito...
      Nesse momento por exemplo estou passando por um momento muito ruim da minha vida em questões financeiras, mas, Deus me da forças todos os dias, pra eu tentar e um dia eu chego la.. Só pelo fato de antes de sair de casa eu pedir ajuda e Ele...

      Outra opção é procurar um bom psicólogo, as vezes ajudam muito a refrescar nossos pensamentos e atitudes....

      Só tem uma coisa que vc tem que pensar.... A cirurgia você não fez para ter uma melhora na sua vida? Então deixa isso fluir.... Coloca na sua cabeça que você foi uma pessoa muito corajosa de ter chegado até aqui, agora, é adaptar-se e continuar, de cabeça erguida, mantendo do seu lado quem quiser acompanhar a nova pessoa que voce é!!!

      Qualquer coisa que quiser é só me escrever de novo!!

      Bjus!

      Excluir
  10. Oii meu nome é Tatiana, tenho 29 anos e estou a caminho da cirurgia, estou fazendo os exames pre, e com a expectativa de faze -lá em Janeiro, toda via, na endoscopia constatou que tenho que tratar da bactéria H.pylore,moro em Paulínia, cidade vizinha de Campinas, e aki passo com o dr. Guilherme Otranto... porém meu convenio Amil não o autorizou ate o momento a realizar a cirurgia, e que talvez tenha que fazer em SP no hospital da Sepaco, com o dr. Marcelo Rumi... vc tem alguma informação pra me passar dele?
    Estou ansiosa e eufórica, esperando tdo terminar e chegar o dia tão sonhado...
    segue meu @: thatyramos_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Tatiana. Tudo bem???

      Tatiana, será que em Campinas não tem nenhum médico/hospital que faça pelo seu convenio???

      Já ouvi fala bem sim do Dr. Marcelo Rumi, inclusive, ele tem até uma pagina dele (http://www.exgordo.com.br/marcelorumi/index.htm), e, tem uma blogueira, a Marcia que operou com ele (http://superao-caminhandoemsuadireo.blogspot.com.br/), faz uma visitinha la pra ela, ela indica muito bem esse médico.

      Imagino como você deve estar ansiosa, eu também fiquei mulito na época, não conseguia pensar em mais nada, só na cirurgia. Rsrsrs

      A, se tiver que ir pra SP fazer, vai sim! Também não é tão longe assim...

      Me perdoe a demora por responder, seu email tinha ido para o SPAM, e só hoje é que fui ver.

      Se precisar de qualquer coisa pode me procurar.

      Bjus!

      Excluir
    2. Oi Raquel, obrigada por responder... meu convênio (AMIL) me indicou outro médico, daqui de Campinas... ele se chama Drº Wilter Artuzzi, passei com ele essa semana, e ele me pediu outro laudo, do ortopedista... to passando com o psicologo e falta a nutri... tô super ansiosa, e naum paro de pensar... como foi seu pós operatório?

      Excluir
  11. Oi bom dia, meu nome é Fernando, tenho 41 anos e fiz a cirurgia bariatrica (by pass) por recomendação médica para controle do diabetes tipo 2. Em 27/12/12 fez 1 ano da cirurgia e até agora só acumulo tristeza, arrependimento, calculo renal, depressao, e o diabetes, cada vez pior, portanto nao acreditem quando disserem que essa cirurgia ajuda a controlar o diabetes, isso é uma invenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando!

      Primeiramente, seja bem vindo ao blog!!
      Sempre que puder e quiser está convidado a fazer uma visita!!

      Sinto muito pela sua experiencia com a Bariatrica...

      Cada vez mais tenho sentido que a melhor opção para a cirurgia é quando a pessoa sente que quer fazer, do contrario, nem sempre é a "porta da felicidade"...

      Eu fiz por vontade própria e sua muito feliz, com relação a diabetes a minha controlou muito, depois da cirurgia (nem tomo mais medicamentos).
      Mas, cada organismos reage de uma forma diferente....

      Espero que isso que voce está sentindo seja só uma fase e torço muito para sua adaptação e felicidade com sua nova vida!!!!

      Se eu puder ajudar em alguma coisa (nem que seja com palavras) estou por aqui!!!

      Abraços

      Excluir
  12. Fiz a cirurgia há quatro anos e três mese, nao tive nenhum problemas ( físico e / ou emocional) graças a deus estou ótima. Falo isso nao só pelo lado estético, mas principalmente pela minha saude, pois tinha sérios problemas e fiquei curada, nao que dizer que foi magica pois tomo minhas vitaminas diariamente e vou ao medico regularmente fazer acompanhamento. Quanto a minha alimentação, faço pequenas refeições de três em três horas, e quanto ao almoço nao ultrapasso de 180 gramas, pois iço logo satisfeita. Nao Consumo bolos, tortas, doce e/ou chocolates,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline...

      estou imprecionada!!! Voce é um exemplo para as operadas!!!

      180 gr só voce consome?? PARABÉNS!
      Nem sei o quanto consumo, mas, acho que é mais que isso..

      Doces, é minha perdição... tenho até medo de no futuro voltar a engordar (pouco claro) por causa dos doces, que não consegui me livrar totalmente...

      Parabéns mesmo!!!
      Estou começando o ano diferente agora, e pretendo voltar aos acompanhamentos certinho e melhorar minha dieta também! Vou ter voce como exemplo pessoal!!! :)

      Seja muito bem vinda o blog!!!

      Bjus!

      Excluir
  13. oi flor...me ajude operei dia 24/01/2013 estou recem operada, angustiada triste desolada e arrependida, choro varias vezes ao dia, me revolto e minha maior revolta e por q quero urgentemente comer um pão...acredita..antes de ontem ate mastiguei um mas não engoli to muito mal,minha mãe quem esta cuidando de mim, meus filhos estão na minha casa com meu marido e me sinto ainda mais impotente por não poder cuidar deles...mas não entendo estava tão animada com a cirurgia e hj estou assim um lixo...

    ResponderExcluir
  14. OI! Vou submeter-me a esta cirurgia no dia 12/04,tenho filhas gemeas de 1 ano e meio por quanto tempo voce acha que não vou poder cuidar delas?Outra coisa é o metodo BAY PASS tem alguma coisa a falar sobre esse metodo?
    Parabens pela Saude que Deus te proteja sempre
    cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cris
      Bem vinda ao blog!

      Me perdoe a demora em responder.
      Meu email que recebe os comentários estava sem uso, e não tinha visto seu recadinho :(

      Voce ja fez a cirurgia??? Como está???
      E as gemeas? Acredito que não esteja dando conta de cuidar delas né... Eu não daria..rsrs

      O método BayPass não muito famoso, jaouvi falar sim, o pessoal fala que é um método que desvia o estomago e o intestino (bem parecido com o da Bariatrica), mas, ainda pouco utilizado.
      Não sei dizer se tem muitos riscos ou não,,,

      Mais uma vez, desculpa em não te te ajudado!!!

      Volte sempre que desejar!
      Bjus!

      Excluir
  15. Ola meu nome é Isabela minha filha operou dia 26 de amaio desde entao venho reparando um certo nervosismo é normal? hoje falei um pouco mais alto e ela chorou quero AJUDa PRA AJUDAR MINHA FILHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela!
      Seja bem vinda ao blog!

      Bom, mudança em geral de comportamento é completamente normal pra quem opera...
      Mexe muito com a nossa cabeça, começamos aver o mundo de outra forma.
      Se nossa mudança tiver só trazendo beneficios significa que nos adaptamos bem a isso.
      Mas, se tiver alguma coisa errada, como por exemplo, nervosismo ou falta de seguraça, como parece o caso da sua filha é bom um acompanhamnto de psicologo ou amizades novas para libertá-la disso.
      Tente mudar a rotina também, pode ajudar!!!

      Bjus Flor!

      Excluir
  16. Olha gente... Eu estou com muito medo... Tenho IMC 40, mas não tenho nenhum problema de saúde. Muitos parentes perguntam pq eu não recorro a bariátrica... Mas eu tenho mto medo! VOu explicar o porque: no meu trabalho não tenho quem me substitua; minha família inteira (mãe, 2 filhas, irmã e 1 sobrinho)depende TOTALMENTE de mim. E se sai algo errado durante a cirurgia? E se depois dá um pirepaque e eu morro? Como eles vão ficar? Como eu vou fazer, ja que não posso me ausentar do trabalho? Fora outras questões que me apavoram qdo penso no que pode vir a acontecer! Não sei se vale a pena continuar gorda ou arriscar tudo e entrar na faca!

    ResponderExcluir